esportenogueirense.com.br

CURIOSIDADES – Você sabe o siginificado de W.O?

A partida vai começar, um time já se encontra em campo mas a outra ainda não apareceu. Todos começam a perguntar e logo chega a notícia que o adversário não vem. Acredito que você já tenha visto essa situação em algum esporte coletivo ou individual e nunca se perguntou qual é o significado dessa sigla.

Segundo o Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, esse termo é utilizado para dar a “vitória fácil” a uma equipe ou atleta quando o adversário está impossibilitado de competir. Um caso raro aconteceu no final do ano passado após o trágico acidente da Chapecoense. Veja:

Walkover

O W.O. ou Walkover (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições.

No futebol, por exemplo, um W.O. pode ocorrer pela não-apresentação de uma equipe com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o goleiro. Se no decorrer da partida a equipe jogar com menos do que o mínimo (7 jogadores), quer seja por jogadores lesionados que não possam ser substituídos ou por expulsões, a equipe também perde por W.O.

Nas competições de enxadrismo o W.O. ocorre quando um dos enxadristas não comparece para disputar a sua partida naquela rodada do certame.

Em corridas de cavalos, quando acontecia de ter apenas um competidor, de acordo com as regras, o cavalo e seu jockey eram obrigados a largar até cruzar a linha de chegada “caminhando” pela pista, ou seja, “walk over the grass”.

Significados

  • Walkover = vitória fácil;
  • Without opponent = sem adversário:

Outros esportes

  • Atletismo – 1908 – o britânico Wyndham Halswelle ganhou a medalha de ouro nos 400m livre após seus dois oponentes, que eram americanos, se recusaram de correr a final dos 400m, após a eliminação por falta de um compatriota.[2]
  • Boxe – 2012 – O atleta geórgio Merab Turkadze, foi desclassificado por estar 300 gramas acima do peso permitido. O argelino Mohamed Amine Ouadahi foi o vencedor.[3]

W.O. duplo aconteceu no caso do trágico acidente da Chapecoense

Um caso raro de W.O. duplo no futebol ocorreu no dia 11 de dezembro de 2016. Nessa data, as equipes da Chapecoense e do Atlético Mineiro deveriam se enfrentar em confronto válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. Ainda fortemente abalada pelo desastre aéreo que vitimou 71 pessoas, a maioria jogadores e membros da comissão técnica, a equipe de Chapecó decidiu não entrar em campo. Em solidariedade, o Atlético Mineiro optou por não enviar seus jogadores à Arena Condá, onde seria realizada a partida.

Conforme determina o regulamento da CBF, o árbitro da partida anotou na súmula que nenhuma das equipes compareceu ao estádio, e ambas foram declaradas derrotadas pelo placar de 3×0.[4][

You must be logged in to post a comment Login

%d blogueiros gostam disto: